Terça-feira, Junho 18
Shadow

Paróquia de Groaíras celebra 80 anos de criação

O povo Groairense está celebrando oitenta anos de criação da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário. No último domingo, 10/12, Dom Vasconcelos presidiu a missa do primeiro dia do Tríduo alusivo a data festiva na igreja matriz acompanhado do pároco, Pe. Jocélio Medeiros.

De acordo com os arquivos da paróquia, a capela foi fundada no início do séc. XVII. Criou-se, então, ao seu redor, um povoado que tinha como principal e único movimento a festa de sua padroeira no início de outubro de cada ano. Na década de 1920, eram promovidos por uma pequena parte da comunidade, tríduos em honra a São Francisco, Sagrado Coração de Jesus e São Sebastião. Os tríduos eram parciais porque dependia do vigário de Santa Quitéria que nem sempre podia atender. Já a festa de Nossa Senhora do Rosário era definitiva.

Em 1942, Pe. João Batista Pereira deu incentivo ao povo para postular e reivindicar do bispo da Diocese de Sobral a criação da paróquia, motivando-se também o aumento da população ao redor do então Distrito Vila Guimarães. Já em 1943, Pe. Francisco Sancho de Assis (pároco de Santa Quitéria) reuniu-se com um grupo de groairenses no salão paroquial para discutir a criação da paróquia. A partir daí, deu início aos trâmites burocráticos necessários. No dia 12 de dezembro de 1943, Dom José Tupinambá da Frota assinou a portaria de criação da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário elevando-a a categoria de Igreja Matriz. Ainda em 1943, Pe. Francisco Sancho de Assis foi nomeado como pároco desta referida paróquia fazendo uma dinâmica ação junto ao rebanho ao qual lhe foi destinado.

O tema proposto para meditação durante os dias de festa foi escolhido a cerca da fé do povo do município. Sendo: “Paróquia Nossa Senhora do Rosário: há 80 anos alimentando a fé e a esperança do povo de Deus”.
No salão paroquial aconteceu uma exposição da história da paróquia, desde os grupos, pastorais e movimentos aos padres que por ali passaram e ajudaram nos trabalhos pastorais. No findar da celebração, Dom Vasconcelos recebeu uma placa de homenagem em alusão a data festiva.

Thaís Helena
Redação Jornal Correio da Semana

Fotos – Marcildo Brito
Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *