Domingo, Setembro 26
Shadow

MINISTRO DA SAÚDE VISITA A SANTA CASA DE SOBRAL

Santa Casa de Misericórdia de Sobral lança obras e inaugura novos serviços com a presença do Ministro da Saúde

 

 

A solenidade aconteceu de forma restrita no auditório da instituição, seguindo as medidas de segurança no combate à Covid-19. Ascom Complexo SCMS dando continuidade à sua missão de prestar uma assistência de qualidade, humanizada, segura e sustentável à população de Sobral e região norte do estado do Ceará, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), inaugurou nesta quinta-feira (12/08), com a presença do Ministro da Saúde Marcelo Queiroga, novos serviços do hospital. Foram inauguradas a Usina de Oxigênio, a nova estrutura do Serviço de Quimioterapia, o Acelerador Linear de Partículas – equipamento para tratar câncer doado pelo Ministério da Saúde –, além de ser realizado o lançamento da Pedra Fundamental da construção das Unidades de Cuidado Intermediário Convencional (UCINCo) e Canguru (UCINCa).

A solenidade aconteceu de forma restrita no auditório da instituição, seguindo as medidas de segurança no combate à Covid-19, e contou com a presença da secretária de Gestão do Trabalho e Educação do Ministério da Saúde, Dra. Mayra Isabel Correia Pinheiro, que formou a mesa solene na companhia do Ministro da Saúde, do bispo de Sobral e provedor do Complexo SCMS, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, do diretor-geral do Complexo SCMS, Klebson Carvalho Soares, do diretor Técnico da Santa Casa, Sávio Arcanjo, da diretora de Enfermagem do Complexo SCMS, Conceição Nunes, do presidente da CMB, Mirócles Veras, e do secretário de Atenção Primária à Saúde Raphael Câmara. Também estiveram presentes os deputados federais Moses Rodrigues, Capitão Wagner e AJ Albuquerque, imprensa e profissionais da instituição.

 

                   

 

Na ocasião, o bispo e provedor do Complexo SCMS, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, agradeceu a vinda do ministro à instituição e destacou a importância de buscar melhorias no meio da pandemia de Covid-19. “Atualmente a Santa Casa de Sobral, com 96 anos, é a 10ª maior do Brasil, e continua sua missão de salvar vidas sendo referência para toda região noroeste do estado, além de ter evoluído em suas instalações e qualidade da assistência. Desde 2007 tornou-se hospital de Ensino, com certificações dos Ministérios da Saúde e Educação. E nesse tempo de pandemia abriu mais uma vez as portas da misericórdia, disponibilizando 15 leitos de internações e 30 de UTI Covid para a população”, destaca o bispo.

 

 

A secretária de Gestão do Trabalho e Educação do Ministério da Saúde, Dra. Mayra Pinheiro, lembrou e defendeu uma saúde de qualidade e dignidade, ressaltando a busca que deve ser realizada pela Santa Casa de Sobral para tornar-se um dos melhores serviços que cuidam de pessoas no Estado. “Agradeço a Santa Casa o convite para ter a oportunidade de fazer uma entrega de um equipamento que mudará a vida do povo do Ceará, o Acelerador Linear de Partículas. Quando assumimos o compromisso, nossa maior missão é garantir que não falte assistência para todos. Como parte da equipe do ministro, reafirmo meu compromisso de continuar nessa luta. Obrigado Santa Casa pelo trabalho feito nesses quase 100 anos”, enfatiza. Reconhecimento para o diretor-geral do Complexo SCMS, Klebson Carvalho Soares, a visita do Ministro da Saúde reflete os resultados de qualidade na assistência que o hospital vem conquistando, e para mantê-los, três passos são eficientes para o desenvolvimento da instituição filantrópica. “Somos uma entidade que cuida de vidas, e para isso precisamos de pessoas qualificadas e comprometidas. Uma entidade filantrópica para ser eficiente precisa ter uma gestão qualificada, parcerias fidedignas e fé, pois a oração é essencial para enfrentarmos os problemas. Assim, quero agradecer a todos os nossos colaboradores, prestadores de serviços, pois sem eles não é possível fazer nada”, destaca Klebson.

De acordo com o Ministro da Saúde, Marcelo Antônio Cartaxo Queiroga Lopes, as Santas Casas, como a de Sobral, vem ao longo do tempo prestando serviços aos municípios do país. “Hoje vivemos uma emergência de saúde pública internacional, e assim reconhecemos a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), pois tem sido um porto seguro para os brasileiros. E continuando nessa luta, o que nos traz aqui hoje é a inauguração de um equipamento de radioterapia muito importante no tratamento do câncer, o Acelerador Linear de Partículas. No Brasil, o SUS possui uma política abrangente no tratamento do câncer. No Ceará, a Santa Casa é um dos dois únicos Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON), de forma estratégica e prioritária para assistência ao câncer. E com esse investimento de 4,5 milhões garantimos um acesso ao que há de melhor no tratamento oncológico”, ressalta Marcelo Queiroga.

Na ocasião, a instituição entregou comendas honoríficas ao Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, à secretária de Gestão do Trabalho e Educação do Ministério da Saúde, Dra. Mayra Pinheiro, e ao bispo e provedor do Complexo SCMS, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, para agradecer o empenho e dedicação por uma saúde de qualidade para a população de Sobral e região. Uma placa em comemoração à visita do Ministro também foi descerrada.

 

 

 

 

 

Fotos: Marcildo Brito – Jornal Correio da Semana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *