Quinta-feira, Março 28

IGREJA EM SAÍDA: PASTORAL DA EDUCAÇÃO NA ESCOLA PÚBLICA É TEMA DO XX ENCONTRO NACIONAL DA PASTORAL DA EDUCAÇÃO

Encontro Pastoral da Ecucação final

Mais de 1500 educadores de todo o país vão estar reunidos virtualmente, nesta sexta-feira e sábado – dias 11 e 12 de setembro, no XX Encontro Nacional da Pastoral da Educação que este tem como tema “Igreja em Saída: A Pastoral da Educação na Escola Pública”.

Inspirado na convocação missionária do Papa Francisco e na realização do Pacto Educativo Global, o Encontro deseja impulsionar uma atuação mais efetiva da Pastoral da Educação nas escolas.

Padre Julio César. Foto: ANEC

O assessor do Setor Educação da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da CNBB, padre Julio Cesar Evangelista Resende fala da expectativa do encontro e o que a partilha vai contribuir para que se construa um caminho para a presença da Igreja junto às escolas públicas.

“Espero que o encontre ajude nossos educadores e educadores a assumir um novo compromisso com a ação pastoral nos ambientes da escola pública, a partir de uma dinâmica do diálogo e do serviço. A partilha das experiências de algumas dioceses também será uma oportunidade de reconhecer iniciativas exitosas”, disse.

A educação pública no Brasil ainda é um desafio. Ainda mais depois da pandemia da Covid-19 que suspendeu as aulas presenciais e o conteúdo precisou ser oferecido pela internet. Uma realidade que mostrou mais ainda as desigualdades e dificuldades que famílias de baixa renda e ou àquelas que vivem em regiões onde o sinal não chega vivenciam para ter acesso à internet.

Em uma recente entrevista ao portal da CNBB, o bispo de Campanha (MG) e referencial para educação no regional Leste 2 da CNBB, dom Pedro Cruz, apontou que diante dos desafios no campo ético e humanitário, é necessário motivar os educadores para que promovam uma educação capaz de aprimorar a pessoa humana, ressaltando os valores morais e os direitos invioláveis.

Dom Pedro Cruz. Foto: divulgação

Dom Pedro ressaltou que o objetivo só será atingido se houver abertura, diálogo e respeito ao outro. “A educação ocupa um espaço primordial na vida do homem e sempre contribuiu com o progresso social de cada época e que consciente do pluralismo da sociedade moderna, a ação pastoral na escola pública deve assumir este espaço como um desafio e uma ‘saída missionária’, despertando o sentido de uma educação capaz de humanizar e formar pessoas para a sociedade”.

Cabe ressaltar que segundo o Censo Escolar 2018 aponta que a educação básica no Brasil, em sua maior parte, acontece nas instituições públicas das três esferas, atendendo mais de 80% da demanda.

Além de discutir os desafios da escola pública que passa pela qualidade do ensino, valorização dos professores, violência na escola, ausência da família no processo educativo sistematizado, a precariedade das estruturas físicas de algumas escolas, a estagnação das metas do PNE (Plano Nacional de Educação), os cortes de verbas na educação, em especial no FUNDEB (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica), a conclusão da reforma do Ensino Médio e da Educação Profissional, dentre outros, o XX Encontro Nacional da Pastoral da Educação vai trazer a discussão sobre o Pacto Global pela Educação que é um projeto que ultrapassa nações, igrejas, religiões, governos, pois centra-se no compromisso com a educação como “bem comum” e como “direito universal”.

Essa necessidade de reconstruir o “Pacto Educativo” tem sido encampada pelo Papa Francisco que escolheu 2020 para uma ampla reflexão com objetivo de firmar um Pacto Global pela Educação.

De acordo com o Setor Educação da CNBB, o Papa reconhece a necessidade de unir esforços para formar pessoas maduras e com responsabilidade na construção do bem comum. Inspira-se no provérbio da sabedoria africana, que afirma que “para educar uma criança é necessária uma aldeia inteira”.

“A imagem da aldeia evoca uma ampla aliança pela educação que incumbe de responsabilidade não apenas determinados atores sociais, mas pressupõe um envolvimento de toda sociedade. O Pacto Educativo inspira o trabalho da Pastoral da Educação enfatizando a necessária cooperação com todos na sociedade”, destaca um trecho do e-book do encontro.

Dom Pedro Cruz, lembra que a proposta do Pacto Educativo Global proposto pelo Papa Francisco é um caminho que motiva a ocupar os ‘pátios educativos públicos’ pelo diálogo amplo, recíproco e fraterno; sempre visando o Bem Comum. “Talvez seja este o melhor e mais motivante caminho de uma Pastoral da Educação que traga luz à emergência educativa que estamos vivendo”, destaca.

Por causa da pandemia do coronavírus os eventos do XX Encontro Nacional vão acontecer em transmissão ao vivo pelo Canal do YouTube da Comissão de Cultura e Educação CNBB. O encontro é uma parceria do Setor de Educação da comissão, com a Associação Nacional de Educação Católica (ANEC), o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) que vai oferecer certificado de 12hs aos participantes inscritos.

Programação:

Sexta-feira, 11 de setembro

20h – Abertura
Dom João Justino Medeiros Silva

Painel “Desafios e esperanças da Escola Pública”
Professor doutor Melilo Dinis
Professor doutor Marcelo Mocarzel
Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães

Sábado dia 12 de setembro

Manhã:
9h – Painel de experiências pastorais junto à escola pública

Tarde:
15h – Perspectivas da Ação Pastoral na Escola Pública
Professor Edelves Rosa Luna
Professora Maria Goretti
Padre Rogério Ferraz

17h – Celebração Eucarística
Transmitida da Catedral de Montes Claros- MG
Presidida por Dom João Justino

Material:

Acesse aqui o e-book com os conteúdos do encontro.

Igreja em Saída: Pastoral da Educação na Escola Pública é tema do XX Encontro Nacional da Pastoral da Educação