No dia 26 de junho de 2024, o Patamar da Igreja Matriz de São Francisco em Cruz, foi palco da emocionante exibição do documentário “Percursos da Fé: A Jornada de Padre Manoel Valdery da Rocha”. O evento, que reuniu a comunidade paroquial e autoridades do município, marcou o início das celebrações dos 60 anos de Vida Sacerdotal do Padre Valdery, que serão oficialmente comemorados em 06 de dezembro de 2024.
O documentário, fruto de recursos da Lei Paulo Gustavo, foi dirigido pelo seminarista Mateus Silveira, grande admirador da vida e missão de Padre Valdery, e mergulha nos momentos marcantes da trajetória do segundo pároco de Cruz. A Professora Maria Lúcia, pesquisadora e historiadora da vida do Padre, colaborou com um roteiro detalhado, que revelou os desafios, as conquistas e as reflexões que moldaram a jornada espiritual desse grande líder religioso da região Norte.
Jacinto Albuquerque, da P2 Streaming, foi o responsável pela produção e filmagens e o editor de vídeos, Lucas Ferreira, garantiram que o documentário transmitisse a essência da jornada do homenageado. A exibição foi um sucesso, emocionando que expressou sua
gratidão por poder compartilhar essa jornada inspiradora e celebrar a vida e o legado deste homem de Deus. Nascido em Morrinhos no dia 31 de dezembro de 1938, Padre Manoel Valdery da Rocha trilhou uma jornada marcada pela fé e dedicação. Aos 12 anos, ingressou no seminário da Betânia, e após 14 anos de muito destaque na caminhada formativa, foi ordenado sacerdote pelas mãos de Dom Raimundo de Castro e Silva, Bispo Auxiliar de Fortaleza, por designação do Bispo Diocesano de Sobral, Dom João José da Mota e Albuquerque, então em Roma, no Concílio Vaticano 11. A ordenação na centenária Igreja da Prainha em Fortaleza, aconteceu a 06 de dezembro de 1964.
O neo-sacerdote desempenhou o papel de vigário cooperador de Monsenhor Sabino em Acaraú e, desde setembro de 1965, reside em Cruz, onde exerceu um paroquiato notável de 59 anos. Emérito por decreto de nomeação do Padre Jacó, em 11 de fevereiro de 2024,
Padre Valdery acumulou diversas responsabilidades ao longo de sua trajetória.
Além de seu papel como pároco, ele também atuou como Vigário Geral, Professor Estadual, Reitor e Vice-reitor da UVA. Sua influência se estendeu ainda como diretor do ISTEP e presidiu o conselho nacional do Clero, órgão da CNBB. Suas atividades abrangentes e sua devoção incansável inspiram a todos.
Por Seminarista Mateus Silveira