DOM VASCONCELOS CELEBRA 6 ANOS DA SUA POSSE CANÔNICA NA DIOCESE DE SOBRAL

Na noite deste domingo, 29, Dom Vasconcelos celebrou a Santa Missa em Ação de Graças pelos 6 anos de sua Posse Canônica na Diocese de Sobral. A celebração foi transmitida através das redes sociais da Catedral da Sé, Diocese de Sobral, e pela Rádio Educadora do Nordeste. A Santa Missa contou com a presença de vários fiéis, entre eles: Comunidades Católicas, membros da Escola do Diaconato permanente, Ir. Carminda, representando as Irmãs Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus; amigos, colaboradores da Cúria Diocesana, sua mãe, Marlene; e os demais familiares. A Santa Missa foi concelebrada por Pe. João Paulo, Pároco da Paróquia Catedral da Sé; Pe. Ulrich Endres, Vigário Paroquial da Paróquia Catedral da Sé; Pe. Eudes Cruz, Reitor do Seminário Imaculada Conceição de Belo Horizonte/MG e Mosenhor Gonçalo, Vigário Episcopal para a Vocação Religiosa e Capelão da Capela do Cristo Rei. No início da Celebração, Dom Vasconcelos cumprimentou a todos que estavam presentes, e agradeceu as diversas manifestações de carinho que recebeu. Também relembrou a sua chegada em Sobral, mais precisamente no dia da Celebração de sua Posse, onde a praça da Igreja da Sé estava lotada, principalmente com muitos jovens que aguardavam ansiosamente a chegada do novo Bispo da Diocese de Sobral.

Em sua homilia, Dom Vasconcelos agradeceu a presença dos amigos, familiares, padres concelebrantes e aos seus diocesanos. Agradeceu a Deus pelo Clero da Diocese de Sobral, que colaboram e cooperam com o seu ministério, na missão de evangelizar. Assim como, as religiosas, seminaristas, e neste domingo particularmente aos leigos e leigas, mais especificamente os catequistas que fazem ecoar a palavra de Deus a gerações que vão chegando, tornando-as apaixonadas por nosso Senhor Jesus Cristo. Finalizando o mês de agosto, dedicado as vocações, Dom Vasconcelos agradeceu a Deus por ter recebido esse chamado, que desde criança ele já queria ser padre e Deus o encaminhou neste itinerário, onde ele nunca quis ser outra coisa na vida, somente sacerdote. Há 9 anos, o Senhor o chamou para o Ceará; Dom Vasconcelos foi Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza por 3 anos, e em seguida, o Papa Francisco o chamou para ser Bispo Diocesano da Diocese de Sobral. O Bispo de Sobral também relembrou toda a sua trajetória no caminho sacerdotal, dando importância a Maria Santíssima como sua fiel companheira. Ele destacou a passagem da leitura da Carta de São Paulo, que diz: “A lei mata, o espírito é quem vivifica”. E completou: “Jesus seguiu as leis, mas ensinou com amor. A lei que supera todas as leis, é a lei do amor! É necessário saber o que é amar, pois quem ama não mata, quem ama não rouba, quem ama não calunia, quem ama não deseja o mal para o próximo, enfim, quem ama cumpre a lei”.

Ao final da Celebração, Pe. João Paulo, Pároco da Catedral da Sé relembrou a trajetória da Diocese de Sobral que este ano completará 106 anos, e entre todos esses anos tivemos 7 bispos, e Dom Vasconcelos é o 7º Bispo. E disse: “diante da dificuldade de cada tempo tivemos a graça dada por Deus de contar ao longo de nossa história como Diocese e como Igreja, com homens iluminados por Deus e desejosos de servir o Reino de Deus”. Ele também agradeceu a Deus pelo ministério e sacerdócio de Dom Vasconcelos entre nós!

Fotos: Marcildo Brito – Jornal Correio da Semana