Segunda-feira, Maio 27
Shadow

Dom Geraldo Freire toma posse como 5º Bispo da Diocese de Iguatu

No dia da Festa da Transfiguração do Senhor, no último sábado, dia 06, a Diocese de Iguatu acolheu seu 5º bispo, Dom Geraldo Freire Soares.

Dom Geraldo nasceu no dia 6 de janeiro de 1967, natural de Sertânia/PE. É filho de José Generoso Freire e Judite Freire Soares, sendo o terceiro dos dez irmãos. Foi ordenado presbítero no dia 1 de julho de 2000, nomeado bispo diocesano de Iguatu no dia 4 de maio de 2022 e ordenado bispo em 1 de julho de 2022 em Sertânia. Seu lema episcopal é: “O Pão nosso de cada dia”.

A programação teve início pela manhã, Dom Geraldo foi recepcionado pelos paroquianos da Paróquia Nossa Senhora da Expectação na entrada da cidade seguida de almoço com a Comunidade Carmelita. A tarde houve a concentração em Prado, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na qual o Senhor Bispo foi acolhido pelas autoridades locais, por Dom José Antonio, Arcebispo de Fortaleza e Dom Vasconcelos, Presidente do Regional NE1 e Bispo de Sobral, desta forma, adentraram na igreja matriz e visitaram o Santíssimo Sacramento.

Dando continuidade a cerimônia de posse os diocesanos acompanharam Dom Geraldo que saiu em carreata em direção à Catedral de São José. A celebração eucarística contou com a presença dos bispos que fazem parte do Regional NE1, sacerdotes pertencentes a Diocese de Iguatu, autoridades, seminaristas, religiosos e religiosas e os diocesanos. Durante a transição do Governo foi lida as Letras Apostólicas e a bula na qual o Papa Francisco designou Dom Geraldo Freire como bispo da Diocese de Iguatu. Depois de confirmada a autenticação, Dom Geraldo recebeu das mãos do Arcebispo Dom Antonio, o báculo, e o convidou para sentar na cátedra como sinal do magistério e autêntico pastor do rebanho da Diocese de Iguatu.

Em sua homilia, Dom Geraldo agradeceu as homenagens, presença dos diocesanos, bispos, seus ex paroquianos que vieram em caravana, sobretudo do Bispo Emérito de Iguatu, Dom  Edson de Castro Homem que veio do Rio de Janeiro. Também manifestou a sua eterna gratidão ao Pe. João Batista Moreira Gonçalves, que foi o administrador diocesano e esteve a frente durante todo o período em que a Diocese esteve vacante, e  aos membros do colégio de consultores.

“Ser bispo não é uma honra é uma missão, aqui no Ceará somos oito dioceses e uma arquidiocese. O senhor haverá de assumir a cruz conforme nós meditamos na liturgia de ontem, mas não se sinta sozinho, nós que formamos os bispos do regional NE1 da CNBB estamos com o Senhor. Estamos aqui para somar, ajudá-lo a carregar essa cruz e fazer resplandecer essa glória de Cristo que brota da cruz. Parabéns e Seja bem vindo entre nós!”, disse Dom Vasconcelos na acolhida a Dom Geraldo em nome dos bispos do Regional NE1.

Após a celebração, Dom Geraldo foi homenageado pelas autoridades, religiosas e por todos aqueles que estiveram presentes.

Por Thais Helena – Redação Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *