Quinta-feira, Maio 30
Shadow

Dom Fernando Saburido realiza lançamento do 18º Congresso Eucarístico Nacional em Sobral

O Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido, esteve no último domingo (10/07) em Sobral para o Lançamento do 18º Congresso Eucarístico Nacional.

Antes da celebração, Dom Fernando adentrou a Catedral acompanhado de Dom Vasconcelos para cumprimentar os fiéis. Além dos bispos, estiveram concelebrando os Padres: Pe. João Batista Aragão, natural de Sobral, mas ordenado presbítero na Arquidiocese de Olinda e Recife; Pe. João Paulo, Pe. Júlio Nascimento, Pe. Samoel Melo, Cônego Valdery e Monsenhor Nonato Timbó.

“Estou muito feliz de estar de volta após muitos anos e ver que muitas coisas mudaram, e para melhor”. Disse o Arcebispo ao recordar momentos especiais vividos em Sobral quando foi bispo diocesano. “O congresso vai acontecer de 11 a 15 de novembro em Recife e quando eu fui procurado pela presidência da CNBB pedindo para que eu candidatasse a Arquidiocese de Olinda e Recife para sediar o congresso, eu respondi que fazia isso se todo o Regional NE2 assumisse e me desse o total apoio, então consultei todos os bispos das vinte e uma dioceses e assim aconteceu, eles me apoiaram e nós assumimos juntos esse desafio de realizar o congresso em Recife. É a segunda vez que nós sediamos o congresso, a primeira foi em 1939. Dessa vez quando  respondi sim, logo me veio a mente a música de Zé Vicente, “Pão em todas as mesas”, e eu consultei os bispos, no final em um assembleia do regional, nós decidimos juntos. Esse tema é para possibilitar que os cristãos possam entender a eucaristia como uma convocação para viver plenamente a caridade. Jesus se dar por amor, o grande presente que ele nos dar é a eucaristia. Nós precisamos levar a eucaristia, através de palavras, sinais e atos concretos aos nossos irmãos”. Exortou Dom Fernando em sua homilia.

O material de apoio do congresso está disponível nas mídias digitais da Arquidiocese na qual Dom Fernando pediu que todos tenham acesso para as eventuais dúvidas. A Comunidade Rainha da Paz realizou uma homenagem a Dom Fernando em forma de agradecimento por tudo que ele realizou e pelo tempo que passou como bispo diocesano de Sobral. Dom Vasconcelos através de um gesto de gratidão e reconhecimento presenteou Dom Fernando com uma placa honrosa por sua valiosa participação na construção da história desta Diocese, ao conduzir com amor, zelo e dedicação do bom pastor esse rebanho entre os anos de 2005 a 2009.  O Arcebispo parabenizou Dom Vasconcelos por todas as obras realizadas, assim como as ações pastorais, fundação da Fazenda da Esperança Feminina e tantos outros.

Por Thais Helena – Redação Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *