Diocese de Crato acolhe seu novo bispo, Dom Magnus Henrique Lopes

Era manhã quando Dom Magnus foi recepcionado no município de Jardim no dia 19 de fevereiro, e o percurso seguiu até Barbalha onde visitou os enfermos do Hospital São Vicente, a pedido do novo bispo. Na sequência houve uma coletiva de imprensa onde diversos meios de comunicação do Cariri fizeram-se presente. Dom Magnus seguiu de carro aberto ao Crato, sede da Diocese e acenou a todos que o estavam aguardando no caminho. Visitou o abrigo das Filhas de Santa Teresa e Seminário São José.

Ao cair da tarde iniciou o Rito de Posse com a recepção de Dom Magnus à porta da Catedral pelo Colégio dos Consultores, o Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Tosi, e o Presidente do Regional Nordeste 1 e Bispo da Diocese de Sobral, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos. O padre José Vicente, que administrou a Diocese de Crato no tempo de vacância, apresentou-lhe o Crucifixo. Após os ritos iniciais, foram apresentadas e lidas as Letras Apostólicas ao Colégio dos Consultores, na presença do chanceler da Cúria Diocesana, Padre Rocildo Alves, que exarou a ata. Em seguida, o Arcebispo de Fortaleza passou para o novo bispo de Crato o báculo e a cátedra.

Por fim, com quase cinco horas de celebração houve diversas homenagens, dentre elas a do Bispo Emérito da Diocese, Dom Fernando Panico, a qual foi proferida por Dom Edmilson Neves, Bispo da Diocese de Tianguá. E houve a leitura da ata de nomeação que oficializa, de forma documental, sua ocupação à cátedra como o sétimo Bispo da Diocese de Crato.

Por Thais Helena – Redação Jornal Correio da Semana