Quinta-feira, Abril 18
Shadow

Bispos do Brasil reúnem-se na 59ª Assembleia Geral da CNBB

O Episcopado brasileiro reuniu-se no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP) para a segunda etapa da 59ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil (CNBB) de 28 de agosto a 02 de setembro.

De acordo com a CNBB, desta vez, além do aprofundamento do Tema Central “Igreja Sinodal – Comunhão, Participação e Missão”, propostas e indicações para a elaboração das próximas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) foram feitas rumo à consolidação na 60ª Assembleia Geral da CNBB, em 2023.

Com a característica de ser deliberativa, nesta segunda fase, os temas que seriam votados pelo episcopado foram as atualizações no Estatuto da CNBB, a tradução do Missal Romano, o texto do Ministério do Catequista e o Estudo nº 114 da CNBB cujo título é: “E a Palavra habitou entre nós” (Jo 1,14) – Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias”.

Além disso, outros 14 temas diversos foram objeto de reflexão e discussão dos cardeais, arcebispos, bispos diocesanos e auxiliares e coadjutores que participaram da 59ª Assembleia Geral, como exemplo o 18º Congresso Eucarístico Nacional; a Celebração dos 70 anos da CNBB; a Jornada Mundial da Juventude 2023; o Sínodo dos Bispos 2023, entre outros.

A abertura oficial aconteceu no último domingo, 28 de agosto, Dia Nacional do Catequista, com a santa missa no Santuário Nacional. Presidiu a celebração o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo e concelebraram os membros da presidência da entidade e os bispos que fazem parte do Conselho Episcopal Pastoral, o Consep. O Bispo Diocesano de Sobral e presidente do Regional NE1, Dom Vasconcelos e o Secretário do Regional NE1, Pe. Magalhães, marcaram presença. Um clima de muita alegria, música e fraternidade marcou o primeiro jantar dos bispos.

Entre tantas sessões, aprofundamentos de estudos, orações e retiros, na quarta-feira, 31 de agosto, a tradução do missa romano foi aprovada pelos bispos e houve a santa missa em ação de graças pelos 70 anos da CNBB presidida pelo arcebispo de Campo Grande (MS), Dom Dimas Lara Barbosa no altar central da casa da mãe, Aparecida. Já na quinta-feira, 01 de setembro, os bispos se reuniram em frente à fachada norte para a foto oficial. A 59ª Assembleia finalizará nesta sexta-feira, 02 de setembro, com um programa especial onde participarão bispos, convidados e haverá um musical com Ziza Fernandes, Eliana Ribeiro, Grupo Ir ao Povo e Pe. Antônio Maria,  partir das 20h no “Especial CNBB 70 anos”, na TV Aparecida.

Texto: Thais Helena – Redação Correio da Semana
Fotos: CNBB Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *