Sábado, Julho 12

O Conselho Regional do Laicato no Brasil realizou o 8º Encontro Nacional e 43ª Assembleia Geral Ordinária do Laicato, em Aparecida/SP

De 19 a 22 de junho, o Conselho Regional do Laicato no Brasil realizou o 8º Encontro Nacional e 43ª Assembleia Geral Ordinária do Laicato, em Aparecida/SP. O encontro marca os 50 anos do organismo, que teve sua fundação em 1975, e tem como missão: articular e representar os cristãos leigos e leigas em todo o país.

Marcaram presença os participantes de todos os regionais e entidades filiadas para celebrar, refletir e celebrar a missão e vocação leiga na Igreja e na sociedade. Da Diocese de Sobral, esteve presente o presidente do Conselho Diocesano do Laicato, Roberio Cavalcante.

Teve como lema “Cristãos leigos e leigas, peregrinos da esperança, agindo na história a serviço do Reino”. Contou com atividades formativas, momentos celebrativos, partilhas regionais, rodas de conversa e apresentações culturais.

👋 Sobre o CNLB
De acordo com a CNBB, o CNLB nasceu como Conselho Nacional de Leigos, fruto do desejo dos cristãos leigos e leigas e das orientações do Concílio Vaticano II, que reconheceu a importância da atuação dos leigos e leigas na missão evangelizadora da Igreja. Desde então, o organismo tem se consolidado como um espaço de comunhão, articulação e formação, presente hoje em 19 regionais da CNBB, com conselhos diocesanos, pastorais, movimentos e organizações filiadas.

Ao longo de sua história, o CNLB tem se empenhado na formação de lideranças, na defesa dos direitos humanos, na construção de uma Igreja sinodal e na promoção da justiça social, da democracia e do bem comum.

Em um contexto de tantos desafios para a fé cristã e para a sociedade brasileira, o Jubileu de 50 anos do CNLB representa não apenas uma celebração do passado, mas também uma convocação para o futuro: fortalecer a presença dos leigos e leigas nos diversos espaços da Igreja e do mundo, como sujeitos ativos da evangelização e da transformação social.

                                

Fonte: Instagram Diocese de Sobral

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *