Domingo, Setembro 19
Shadow

DOM VASCONCELOS CELEBRA SANTA MISSA E CRISMA NA PARÓQUIA DA SÉ DE SOBRAL

   

Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos preside celebração na Catedral de Sobral e Crisma 62 jovens

A noite de sexta-feira, 10 de setembro foi especial para 62 jovens da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Catedral da Sé de Sobral. Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos presidiu a celebração da Crisma de todas as comunidades da paróquia, esses jovens receberam o sacramento da Crisma, confirmando sua opção no seguimento do Evangelho e na missionaridade da Igreja. Três deles receberam pela primeira vez a Sagrada Comunhão, ou seja, concluíram a Primeira Eucaristia. Ailton, Estéfane e Laynne. Concelebraram os padres: João Paulo – Pároco Nossa Senhora da Conceição – Catedral Sé; Fábio do Nascimento Araújo – Pároco Santa Quitéria, em Santa Quitéria e Monsenhor Gonçalo de Pinho Gomes.

A Santa Missa foi transmitida ao vivo pelas redes sociais facebook e youtube da Paróquia da Sé e facebook da Diocese de Sobral. Thais Helena, coordenadora da PASCOM da Paróquia comandou a equipe de transmissão. Em sua homilia, Dom Vasconcelos salientou que os jovens precisam estar cheio do Espirito Santo. “Vocês vão sair daqui cheios do Cristo, cheios da unção para que possam, então, transportar esse Cristo através da vida de vocês! […] Vocês, por favor, não decepcionem o dom do Espírito de vocês! Deixem o Espírito atuar através de vocês! Sejam instrumento desse Espírito! Eu quero que cada um seja a voz de Cristo em seu ambiente. Vocês vão sair daqui perfumados, cheios do óleo da unção! Eu vou ungir a fronte de cada um com o óleo formando uma cruz, […] com o óleo perfumado, é o bálsamo, é o cheiro de Cristo, é o odor agradável de Cristo!”

 

No Rito da Crisma, após a homilia, é feita a Renovação das Promessas Batismais, momento em que os crismandos, renovam as promessas que seus pais e padrinhos fizeram no Batismo, agora de maneira pessoal. Em seguida, é feita a Oração de Invocação do Espírito Santo com Imposição de Mãos: o bispo faz a oração pedindo a Deus que envie o seu Espírito sobre os crismandos. Esta oração é acompanhada da imposição das mãos, gesto muito frequente no início da Igreja. Este gesto de invocação do dom do Espírito Santo significa também que Deus escolhe e consagra para uma missão. Concluindo o rito é feita a unção crismal. Na unção do óleo do crisma, o jovem é investido, autorizado e consagrado para uma missão: a missão de Jesus Cristo. Por isso, recebe a força, o poder do Espírito Santo. O bispo unge a fronte do crismando traçando o sinal da cruz, dizendo: “Recebe por este sinal o Espírito Santo, Dom de Deus!”
Antes da bênção final, o coordenador da catequese, e também catequista de Crisma da Catedral, Sr. Evandro Diniz, dirigiu palavras de agradecimento ao bispo em nome da comunidade paroquial. Dom Vasconcelos fez questão de chamar as catequistas à frente do presbitério e dirigiu-lhes palavras de agradecimento e reconhecimento pelo trabalho que desenvolvem na paróquia.

Fotos: Marcildo Brito – Jornal Correio da Semana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *