A cidade de Groaíras ficou pequena para a juventude da Diocese de Sobral que participou no último sábado, 26 de outubro, do Dia Nacional da Juventude – DNJ, e teve como tema: “Jovem, entrega teu coração a Deus”. (Ec 11,9) O evento diocesano que reúne jovens de todas as idades aconteceu na Região Episcopal Araras, e foi sediado pela Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, situada neste município.
O Dia Nacional da Juventude é um convite aos jovens de todo o Brasil para andarem juntos com a Igreja e com o Papa Francisco. Os jovens caminhando junto com a Igreja podem construir um mundo melhor e serem sinais de Jesus Cristo para as pessoas. O DNJ é a união de todas as expressões jovens que caminham na Igreja e congrega também os jovens que participam das paróquias, podendo também participar os jovens que estão participando da catequese de Crisma ou que já se crismaram, pois são convidados a confirmarem a sua fé na sociedade de hoje.
Cabe aos jovens construírem um mundo melhor, com menos desigualdades, mais amor ao próximo e ainda que os jovens evangelizem outros jovens e levem aqueles que vacilam na fé para o caminho de Deus. Esse é o intuito de a Igreja celebrar todos os anos o DNJ que assumiu as características nacionais nestes 30 anos. A Igreja quer que os jovens assumam compromissos em suas paróquias, na sociedade e que possam levar para a sociedade sua contribuição para um mundo mais justo e mais humano.
Além de jovens desta igreja particular, também caravanas de outras dioceses do Regional Nordeste 1, incluindo a arquidiocese, participaram. (Diocese de Tianguá, Diocese de Crateús, Diocese de Itapipoca e Arquidiocese de Fortaleza). A praça da matriz foi o ponto de encontro, onde houve o café partilhado e de lá os jovens saíram em caminhada para a Escola de Tempo Integral Nossa Senhora do Rosário, onde aconteceu a programação.
O encontro iniciou com a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, que foi recebido com alegria pelos jovens e toda a comunidade presente. Padres diocesanos concelebraram a eucaristia, entre eles, o padre referencial do Setor Juventude, Pe. Jocélio Medeiros e o pároco da Paróquia de Groaíras, Pe. Júlio Nascimento; auxiliados pelo diácono Luiz Gonzaga, da Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio.
O bispo iniciou a homilia ressaltando a alegria em estar presente neste dia especial. “Hoje o meu coração transborda de alegria. Jovens, eu sou feliz porque vocês existem”, disse. Dando continuidade, Dom Vasconcelos exortou os jovens para que cuidem do seu coração, e se aproximem de Jesus. “Se você quer conhecer alguém, precisa conhecer o seu coração. Em nosso coração tudo está guardado, e lá podemos tirar o nosso tesouro. Então, como está o seu coração?”.
E continuou: “Quem ama não vive para si, vive para quem ama”. O bispo alertou os jovens ainda sobre as ideologias que distorcem o evangelho. “Quem determina você não é seu ser, mas Deus. Todos são da forma que Deus os criou, e precisamos da força dele para compreender. Jovem, o seu corpo é templo do Espírito Santo, é sagrado, não profane o seu corpo! O seu coração é o que de mais sagrado você tem, assim como Maria o seu coração é um sacrário vivo de Deus; e Ele quer habitar nele, bate sempre à porta pedindo para entrar. Abra seu coração para Jesus!”, findou.
Ao final da Santa Missa, o bispo anunciou que a próxima região que irá acolher o DNJ 2025 será a Região Episcopal Vale do Acaraú, sediado na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Acaraú.
Dando continuidade a programação, a juventude retornou após o almoço para o show de louvor com Emmanuel Nazareno. Em seguida, houve a formação sobre: “Jovens não tenhais medo de ser santos”, com o influenciador católico, Roger Matheus.
Sendo Jesus o centro de nossa existência, a Adoração ao Santíssimo Sacramento foi um momento forte para todos os que estavam presentes. A juventude sentiu-se abraçada pelo amor divino, e abriram os corações para Jesus, entregando suas vidas nas mãos do Senhor.
A juventude retornou em caminhada para a praça da Matriz, onde lá aconteceu o encerramento do DNJ 2024, com o momento mais esperado, o show com a Banda Colo de Deus. Neste ano, o Dia Nacional da Juventude, foi o maior já vivenciado em território diocesano e os jovens já aguardam com ansiedade a edição de 2025 em Acaraú.
Thais Helena
Jornalista – Jornal Correio da Semana