Sexta-feira, Novembro 15
Shadow

Comunidade Shalom: Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz é dedicada por Dom Gregório Paixão

O dia 1º de novembro, dia de Todos os Santos, ficou marcado nos anais da história da Comunidade Católica Shalom. Na noite desta sexta-feira, aconteceu a Solenidade com Rito de Dedicação da Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz, primeira igreja erguida pelo Shalom, situada em Aquiraz/CE.

A igreja localizada na sede do governo geral da instituição, possui 2.216 metros quadrados de área construída e uma altura de 26 metros, com capacidade para mil fieis. A construção foi iniciada no ano de 2013 com a bênção da pedra fundamental pelo cardeal Stanislau Riuko, então, passou por diversas etapas que resultaram no espaço a ser inaugurado.

Dom Gregório Paixão, arcebispo de Fortaleza presidiu a solenidade, que teve como concelebrantes: Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, bispo diocesano de Sobral; Dom Giambattista Diquattro, núncio apostólico do Brasil; Dom José Antonio Tosi Marques, arcebispo emérito de Fortaleza; Dom José Negri, bispo da Diocese de Santo Amaro e Dom Edmilson Cruz, bispo emérito de Limoeiro do Norte. Os seis bispos estavam presentes, 60 sacerdotes e cerca de 6 mil pessoas.

A celebração aconteceu conforme o rito próprio de Dedicação, mas foi marcada por símbolos e expressões do Carisma Shalom, bem como, toda a organização litúrgica. No altar, foram depositadas as relíquias dos santos baluartes da vocação: São Francisco e Santa Teresa de Jesus, além de São João Paulo II.

Em homilia, o arcebispo falou sobre o significado da dedicação. “Todos nós, tão pequenos, desejamos construir algo grande e definitivo para Deus e para os irmãos. É um presente que Deus nos dá pelo seu Filho através do sacramento da Eucaristia. Ressaltou ainda: “Quanta beleza nos acolhe neste templo, quanta alegria daqueles que pensaram nesta casa para nós, sobretudo, dos irmãos que serão reconciliados por meio desse templo. Eis a grande graça que se dá nesse momento”.

 

Dom Gregório mencionou que a aparição do Senhor aos discípulos marca também o envio missionário deles. Aos fieis, ele pediu que guardassem nos corações as palavras de Jesus: “Felizes aqueles que não viram, mas acreditaram”. E continuou: “Que sejam abertas as portas para que sejamos capazes de acolher. Que daqui de dentro, tenhamos a coragem de sair para levar a todos os cantos a Vida do Senhor. O Senhor Deus escolheu esse lugar como solo sagrado para que seu amor e sua misericórdia brilhassem. Que nós participemos dessa beleza, nós somos pedras vivas do senhor e aqui fortificados levemos as palavras do Senhor“, findou.

No final da celebração, missionários e profissionais envolvidos com a construção, entregaram ao arcebispo de Fortaleza as chaves da Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz, simbolizando a unidade com a Igreja presente na Arquidiocese, que é sinal da porta já aberta pelo arcebispo, e que por ela todos são convidados a entrar.

Dom Giambattista, núncio apostólico do Brasil e Dom Vasconcelos

O fundador da comunidade Shalom, Moysés Azevedo, saudou os bispos agradecendo a presença de cada um e manifestou  o carinho e amizade, declarando amor filial. Entre eles, Dom Vasconcelos que mantém uma profícua amizade com toda a comunidade.

Thais Helena
Jornalista – Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *