Neste domingo, 29, os olhares se voltaram para a Basílica de São Pedro onde o Papa Leão XIV presidiu a Solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo. Um total de 54 arcebispos metropolitanos nomeados ao longo do último ano, receberam o paramento litúrgico que simboliza a comunhão com a Igreja de Roma.
Dom Vasconcelos, bispo diocesano de Sobral e vice-presidente do Regional Nordeste 1 esteve presente na celebração. Entre os bispos que receberam o paramento litúrgico, esteve Dom José Odelir Magri, M.C.C.J, 6º bispo de Sobral e atual arcebispo de Chapecó/SC.
Os arcebispos receberam das mãos do Santo Padre, o pálio, e proferiram o juramento diante do pontífice. O pálio — do latim pallium, manto de lã — é uma veste litúrgica da Igreja Católica, composta por uma faixa de lã branca colocada sobre os ombros dos arcebispos. Simboliza a ovelha que o pastor carrega nos ombros, representando a missão pastoral do bispo. É também sinal da jurisdição dos arcebispos metropolitanos em comunhão com a Santa Sé.
A solenidade marcada pela fé e tradição, repleta de significados, fortalece os laços entre as igrejas locais e o sucessor de Pedro. Para a Igreja no Brasil, o gesto representa não apenas um reconhecimento do serviço pastoral, mas também reaviva a missão evangelizadora em tempos de novos desafios.
📸/Reprodução: Vatican News
Fonte: Instagram Diocese de Sobral