Quarta-feira, Maio 29
Shadow

Pilar da Caridade realiza 1ª Assembleia Diocesana

       

Aconteceu no último sábado, 27 de abril, no auditório Dom Odelir José Magri na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio em Sobral, a 1ª Assembleia Diocesana do Pilar da Caridade. O tema proposto para o encontro foi: “Se vês a caridade, vês a trindade”. (Santo Agostinho), e o lema: “Cada vez que o fizestes a um desses meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes”. (Mt 25, 20).

Segundo a Arquidiocese de Fortaleza, o Pilar da Caridade é motivado a impulsionar o serviço aos que mais sofrem, a promoção e defesa da vida em todas as situações, a dimensão profética e samaritana da fé cristã. Nesse sentido, afirma o Papa Francisco: “deriva da nossa fé em Cristo, que Se fez pobre e sempre Se aproximou dos pobres e marginalizados, a preocupação pelo desenvolvimento integral dos mais abandonados da sociedade” (EG, n. 186). O envolvimento com a realidade de pessoas, especialmente com aquelas que experimentam carências e desproteção, bem como o cuidado com a casa comum, deve ser uma preocupação permanente da ação evangelizadora em nossas comunidades eclesiais missionárias.

A plenária contou com a presença de aproximadamente trinta e três leigos (as), sacerdotes, diáconos, religiosas e seminaristas. Além do coordenador diocesano do Pilar da Caridade, Julius Marcon Mendes. Dando início a programação, o diácono Luiz Gonzaga conduziu a animação e acolhida juntamente com Robério Cavalcante, fundador da Comunidade Mãe da Divina Providência. Em seguida, o vigário geral e pároco da paróquia local, Monsenhor Agnaldo Temóteo, realizou uma formação sobre o tema: “Quem são os pequeninos e amigos de Jesus?”. O Sr. Flávio Ribeiro, membro da Toque de Assis, deu continuidade ao momento com um testemunho sobre seu serviço nesta comunidade caritativa.

Os grupos foram divididos por região episcopal na qual foram conduzidos pelo diácono José Maria para discussões sobre: Percepção dos serviços caritativos nesta igreja diocesana e identificação dos serviços caritativos, pastorais e sociais nas paróquias de cada região episcopal. O coordenador, Julius Mendes, apresentou as ações que foram designadas para o pilar da caridade na última assembleia diocesana de pastoral, que aconteceu em novembro de 2023. Foram: Visitar, conhecer e cadastrar as famílias desestruturadas na paróquia e celebrar nas paróquias o último domingo do mês com ações caritativas.

Contudo, foram apresentados ainda os desafios propostos: Projeto “Colo de Maria”: Acompanhar as moradoras de ruas grávidas com o objetivo de conscientizá-las para a importância da vida (não ao aborto), ajudá-las no pré-natal, doação do enxoval do bebê, catequisar as mães e padrinhos para o batismo da criança; Promover a Semana do Pilar da Caridade, encerrando no VIII Dia Mundial dos Pobres em 17 de novembro de 2024; Criação de um Jornal do Pilar da Caridade (online) para divulgar as ações caritativas das paróquias e comunidades; Visita do pilar da caridade às Regiões Episcopais e Organizar um conselho para formar, ajudar, planejar, colaborar, incentivar e apoiar projetos sociais na Diocese de Sobral.

Mediante todos os trabalhos apresentados e desafios a serem cumpridos, os presentes saíram esperançosos e animados para cumprimento das atividades em suas paróquias e regiões. A partir deste encontro, posteriormente a equipe do Pilar da Caridade à nível diocesano, enviará um questionário a ser respondido por cada equipe paroquial sobre o andamento dos trabalhos e ações.

 

Thais Helena
Jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *