Quinta-feira, Maio 30
Shadow

Paróquia de Jijoca realiza Semana Missionária na sede e distritos rurais

A comunidade paroquial de Jijoca de Jericoacoara, realizou de 3 a 10 de julho a Semana Missionária. Foi dividida em dois grandes momentos: A evangelização na zona rural paroquial (3 a 6 de julho) e na sede da paróquia (7 a 10 de julho).

Contribuíram nesta missão os jovens seminaristas dos Seminários Propedêutico, Filosófico e Teológico, além de outros jovens advindos de outras paróquias da Diocese de Sobral como também de novas comunidades. A importância desses jovens foi de tamanha importância, visto que a decisão que tomaram de deixarem suas casas para contribuir com o reino de Deus é algo admirável, pois eles falaram de jovens para jovens, ouviram com atenção os idosos, partilharam a vida com a comunidade e experimentaram a Jesus de acordo com a realidade comunitária e familiar.

A iniciativa de realizar a Semana Missionária veio do próprio pároco. “Precisamos reavivar a fé de nosso povo, a evangelização nas casas é uma maneira eficaz de resgatar a fé e novamente introduzir o povo na vida religiosa da comunidade e na igreja”. Disse Pe. Manoel Domício Morais. Portanto, somos chamados a ser uma igreja em saída, cumprindo o mandamento de Jesus que disse: Ide.

As marcas dessa missão já são sentidas em nosso território, afinal, o Espírito Santo sempre age em favor daqueles que o buscam, e isso ficou claro nesta semana, celebrações sempre lotadas, cafés partilhados com bastante participação e a comunidade envolvida. A certeza de que foi bom está na saudade que os paroquianos sentem dos missionários que vieram para a missão e que se despediram. A programação contou com: caminhada oracional, café partilhado, visitas missionárias e celebração da palavra ou celebração eucarística. O desenvolvimento dessa programação estava na responsabilidade do missionário que juntamente com a comunidade, pensou estratégias para um bom serviço de evangelização.

“Foi um momento importante para a vida dessa paróquia, guiados por Deus e orientados pelo Padre Domício, podemos nós, realizar um novo pentecostes, avivando a fé do povo e sentindo as necessidades das comunidades, assim podemos contribuir para que fosse pensado maneiras de melhor agir pastoralmente”. Relatou Mateus Silveira, missionário da paróquia de Cruz. Ainda no domingo, 10 de julho, a paróquia realizou um momento de confraternização, um lazer e almoço partilhado seguido de avaliação da semana, sobretudo, o momento de relatar o que se ouviu, medos, angústias, dificuldades e apresentar também as soluções.

Por Thais Helena – Redação Correio da Semana
Contribuição: Pe. Domicio Morais

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *